Isolamento social é um dos temas da Tribuna Virtual


13/04/2020 16:55 | Plenário | Maurícia Figueira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248383.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248384.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante as sessões ordinárias da Assembleia Legislativa, os deputados podem falar sobre temas livres no Pequeno e no Grande Expediente. Como as atividades presenciais na Alesp estão suspensas, foi criada a Tribuna Virtual, na qual os deputados podem falar sobre assuntos de sua escolha por dez minutos.

O primeiro orador desta segunda-feira (13/4) foi o Paulo Fiorilo (PT), que ressaltou a importância do isolamento social para evitar a propagação do vírus. "O risco de colapsar a rede de saúde é muito grande", comentou. "É preciso fortalecer os recursos da União e do Estado para que não tenhamos de fazer escolhas entre quem vai ter atendimento ou não, como ocorreu na Itália", continuou o parlamentar.

Fiorilo citou também reportagem de jornal que fala de congestionamento de carros de funerárias levando corpos para o Cemitério da Vila Formosa. Segundo o jornal, isso nunca havia sido visto.

O deputado ressaltou também que é preciso regulamentar medidas para arrecadar recursos para atender os necessitados. "Precisamos de lei para taxar grandes fortunas". O parlamentar disse que a taxação não seria para os milionários, mas sim para os bilionários.

Outro assunto abordado foi a falta de testes para detectar os contaminados pelo coronavírus. "Enquanto o Brasil não tiver capacidade de testar, não teremos capacidade de diagnosticar", finalizou.

Em seguida, foi a vez de o deputado Itamar Borges (MDB) discursar. Borges destacou as medidas tomadas pelo governo do Estado de São Paulo no combate ao coronavírus. "São medidas importantes para o enfrentamento dos impactos do Covid-19. Não só no foco direto, que é a saúde, mas também medidas de enfrentamento ao impacto econômico, seja com o microcrédito, seja com o Banco do Povo, seja na parceria com o Sebrae, seja na Desenvolve São Paulo".

Medidas restritivas à circulação de pessoas foram outro tema abordado pelo deputado Itamar Borges. "Isolamento social faz a diferença. Já foi comprovado no mundo todo que o isolamento é necessário. Quanto mais atendermos ao Ministério da Saúde, mais rapidamente vamos voltar à normalidade", afirmou.

Citando a Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas, da qual é membro, Itamar Borges comentou também que o Congresso Nacional aprovou, na semana passada, projeto de lei que destina recursos às santas casas e hospitais filantrópicos.

O parlamentar parabenizou os 94 deputados estaduais pelo empenho no enfrentamento à pandemia. "A Assembleia Legislativa tem feito a sua parte", encerrou Borges.

A Tribuna Virtual ocorre em todos os dias úteis em que não tenham sido convocadas reuniões virtuais das comissões permanentes ou outras sessões da Assembleia Legislativa.


alesp