Projeto garante acesso de torcedores nos estádios


13/06/2016 14:46 | Da assessoria do deputado Campos Machado

Compartilhar:


Após confronto de torcedores, no início do mês de abril, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e o Ministério Público decidiram restringir o acesso de torcidas nos estádios em dia de jogos considerados clássicos. O acesso é permitido somente a uma única torcida, a do time que detém o chamado mando de campo. A decisão prejudicou os torcedores comuns que costumam acompanhar os seus clubes do coração.

O deputado Campos Machado (PTB) apresentou o Projeto de Lei n.º 472/2016, que, afirmou o parlamentar, "nasceu do entendimento de que a ação de meia dúzia de bandoleiros e bandidos não pode prejudicar os torcedores de maneira geral. Os torcedores têm liberdade, e os fatos ocorridos fora dos estádios precisam ser acompanhados de perto pela polícia. Afinal, ela tem instrumentos para coibir e até antecipar-se aos acontecimentos com o uso de inteligência".

A justificativa do parlamentar é que a Constituição Federal garante o direito de ir e vir a qualquer cidadão, além do direito ao lazer, e a restrição de torcedores aos estádios paulistas para assistir os jogos clássicos deste ano fere os direitos individuais das pessoas. Para Campos Machado, mais de 90% dos conflitos entre torcedores acontecem fora dos estádios e este é um problema dos órgãos de segurança e não dos cidadãos.

cmachado@al.sp.gov.br

alesp