Comemoração do aniversário de Anne Frank


13/06/2019 11:57 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Campos Machado

Compartilhar:

Anne Frank<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na semana em que se recorda o 90º aniversário do nascimento de Anne Frank, a jovem que se tornou símbolo do genocídio de judeus durante o nazismo na Alemanha, a Alesp também relembra uma ação pioneira para que as atrocidades cometidas por Adolf Hitler jamais fossem esquecidas. Em 2007, através da Lei Estadual 12.778, foi criado o Dia Estadual de Lembrança do Holocausto (29/11). O Projeto de Lei, de autoria do deputado Campos Machado, inclusive, foi apresentado antes da resolução da ONU que criou o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.

Anne Frank nasceu na Alemanha, mas viveu boa parte de sua vida em Amsterdã, Holanda. Sua fama póstuma deu-se em razão dos documentos nos quais relata suas experiências enquanto vivia escondida em um quarto secreto, durante a ocupação nazista na Holanda.  

A iniciativa de Campos Machado deu-se após sugestão do médico David Neto, expressiva liderança da Comunidade Judaica, no banco de projetos, outra ideia precursora do parlamentar, que, em 2009, acabou se transformando no canal oficial de participação popular da Assembleia Legislativa. 


alesp