Compositor do Hino à Negritude será homenageado


13/08/2019 09:29 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da Deputada Leci Brandão

Compartilhar:

Saudoso Prof Eduardo de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Exaltar o legado da luta do povo negro pela liberdade no Brasil. Este é o objetivo do ato solene que acontece dia 23/8, sexta-feira, na Alesp. Trata-se de uma iniciativa da deputada Leci Brandão e da Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais em conjunto com mais 16 organizações do movimento negro.

O evento também se propõe a homenagear o saudoso professor Eduardo de Oliveira, primeiro vereador a assumir a pauta da população negra na Câmara Municipal de São Paulo. Foi fundador do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) e do Partido Pátria Livre (PPL), legenda que se uniu, recentemente, ao PCdoB após um processo de fusão partidária.

Eduardo de Oliveira nasceu em 6 de agosto de 1926. Aos 16 anos de idade, compôs o "Hino Treze de Maio" que passou a ser chamado, posteriormente, de "Hino à Negritude". A composição foi registrada em 13 de maio de 1966 na antiga Escola Nacional de Música. A execução do Hino em todos os eventos públicos relativos ao tema se tornou Lei Federal 12.981 sancionada pela Presidência da República em 28 de maio de 2014. Além de professor, Eduardo de Oliveira foi advogado, poeta, escritor, político e um grande líder do povo brasileiro. Defensor da democracia e da soberania nacional, reivindicava que os negros ocupassem cadeiras dos parlamentos e considerava ser esta uma causa a ser defendida por toda a sociedade.


alesp