Reunião no Senado


13/09/2019 09:13 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:

Gilmaci Santos (4º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Gilmaci Santos, 1º vice-presidente da Alesp, esteve na quarta-feira, 11/9, em Brasília, no Senado Federal, acompanhando uma reunião com os presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil para tratar, entre outras questões, de pontos da reforma da Previdência no âmbito dos Estados. O parlamentar paulista representou o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris. O encontro reuniu presidentes de 20 Assembleias Legislativas, o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, a senadora Simone Tebet, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e o relator da Reforma da Previdência, senador Tasso Jereissati.

Gilmaci Santos disse que os parlamentares conversaram sobre a PEC 133/2019, a PEC Paralela da Previdência, que tramita no Senado, e que o tema é de extrema importância "porque dará a diretriz de como será a reforma também no Estado de São Paulo". Tasso Jereissati afirmou que a PEC Paralela poderá significar uma economia de R$ 350 bilhões aos caixas de estados e municípios em dez anos.

O deputado disse que um dos pontos mais preocupantes da proposta original (a PEC 6/2019), era a questão da pensão por morte, já que o texto previa que a pensão cairia para 60% do benefício em alguns casos, ou seja, o valor poderia ficar abaixo de um salário mínimo. "A questão foi resolvida no texto mais recente da PEC que prevê que nenhum pensionista terá renda formal menor do que o salário mínimo", afirmou.


alesp