Combate à violência contra criança e adolescente


13/12/2018 13:23 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Wellington Moura, Leci Brandão e Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia sugeriu, nesta quarta-feira(12/12), durante reunião a Comissão Parlamentar de Inquérito da Exploração Infanto-Juvenil, que as reuniões sejam acompanhadas por servidores do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) e membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDD).

"Acredito que tanto o NAE quanto os parlamentares da CDD têm muito a contribuir. O assunto é gravíssimo e todas as forças devem ser mobilizadas para combater a violência contra crianças e adolescentes. Infelizmente, essa exploração ocorre em muitas cidades do interior paulista", afirma a deputada.

"Nosso mandato e nosso trabalho pode contribuir muito com esta CPI", reitera.

A CPI recebeu a contribuição do jornalista Carlos Ratton, autor de reportagens sobre exploração sexual infanto-juvenil em Santos e Baixada Santista. "O que falta são políticas públicas para crianças e adolescentes na Baixada", afirmou, apresentando dados do problema na baixada.

Segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública o número de casos notificados de estupro de vulnerável aumentou em 28,54% neste ano no Estado.

Dados do Disque 100 de Direitos Humanos do Governo Federal de 2016 mostram que 1.348 adolescentes de 12 a 17 anos foram vítimas de violência sexual infantil no Estado, o que representa 44% dos casos.

A CPI tem prazo de 120 dias para apresentar relatório final.


alesp