Encontro promovido por deputado debateu inclusão do autista no mercado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
13/12/2021 16:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Murilo Felix e participantes da roda de conversa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280175.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de definir propostas de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho, o deputado estadual Murilo Felix (Podemos) realizou, na quinta-feira (9/12), uma roda de conversa na Câmara Municipal, que já resultou em um Termo de Compromisso enviado pela Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil).

O encontrou teve a presença de familiares, da presidente da Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos em Santa Bárbara d'Oeste (AMAI-SOB), Eufrásia Aggizio; do diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio), Martim Clementino de Medeiros; e dos vereadores Elias Ribeiro Barbosa (PSC), Constância Félix (PDT) e Everton Ferreira (PSD).

O presidente da Acil, José Mário Bozza Gazzetta, tinha compromisso no mesmo horário, mas relatou que a entidade já desenvolve ações neste sentido e enviou um termo em que a entidade se compromete a estudar, debater, propor e contribuir com o desenvolvimento de ações que promovam a inserção das pessoas com TEA no mercado de trabalho, entre eles a criação do Banco de Currículos de pessoas com o TEA, a divulgação junto as empresas representadas e o incentivo a contratação e o desenvolvimento de ações durante o mês de abril em parceria com o Centro de Especialidades Municipal dos Autistas (Cema) e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento Humano - TEA, visando a conscientização da comunidade.

Eufrásia, compartilhou sua experiência como mãe de dois filhos com graus diferentes de TEA e o trabalho pela luta de inclusão no mercado. Um deles, Rodolpho Agizzio, trabalha na IBM. O diretor do SicomérCio também colocou a entidade à disposição para contribuir e também abordou outras questões, como a acesso à educação na rede estadual.

Além desses temas, familiares presentes expuseram outros desafios que vão desde o impacto do diagnóstico à altos custos de tratamento, além da falta de profissionais capacitados nos serviços públicos e dificuldades de acesso aos direitos garantidos. Voluntárias na causa também apresentaram propostas de auxiliar pais e mães nos desafios diários que o TEA impõe na rotina das famílias.

"Foi um encontro marcado por momentos emocionantes, de desabafos, além da oportunidade de ouvir, compreender e definir rumos de ações que podemos desenvolver, inclusive elaborando projetos, propondo adequações nas leis e cobrando o poder público", destacou Murilo.

Segundo o deputado, uma nova reunião será agendada para dar andamento as discussões. "Foi a partir do pedido de uma mãe, que dedica toda sua energia, tempo e esforço ao seu filho, que surgiu a ideia desse encontro pela inclusão no mercado de trabalho. A trajetória é longa, mas demos um passo importante", finalizou.


alesp