Opinião - O adeus a uma liderança empresarial


14/01/2019 19:02 | Atividade parlamentar | Welson Gasparini

Compartilhar:


A morte, na manhã do último dia 2/1, um dia após o início deste 2019, do empresário Pedro Abraão Além Neto, vítima de um infarto, privou Ribeirão Preto de uma de suas mais expressivas lideranças empresariais.

Pedrinho Além, como era conhecido, passava as férias com a família na cidade de Bertioga. Tinha 70 anos de idade e era proprietário de uma loja de artigos masculinos no centro da cidade; foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) por vários anos, e também presidiu a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). Recentemente, inclusive, foi homenageado com a inclusão de sua foto na Galeria dos Ex-Presidentes daquela entidade. Era formado em direito, mas escolheu seguir o caminho do pai no comércio ribeirão-pretano.

Em nota, a diretoria do Sincovarp lamentou o seu falecimento, lembrando que Pedrinho deixa "um inestimável legado de caráter, honestidade, generosidade, gentileza, educação e atuação pela defesa e pelo desenvolvimento do varejo".

A Acirp, igualmente, manifestou profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente e membro ativo da diretoria. "Fica o nosso eterno agradecimento pelo empenho incansável a esta entidade", explicitou.

Também Luiz Vicente Ribeiro Corrêa, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ribeirão Preto pronunciou-se, publicando uma nota lamentando essa perda. Pedrinho deixou mulher (Terezinha), filhos (Flávia, Taís e Arthur) e quatro netos. Também pelo fato de ter sua formação em direito, exerceu o cargo de juiz classista, atuando na aplicação da justiça trabalhista.

Se o empresariado perdeu uma liderança " e Pedrinho ainda estava ativo como delegado representante do Sincovarp junto à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), bem como no de membro do Conselho Regional do Serviço Social do Comércio (Sesc) " eu e minha família perdemos um grande amigo. Ele sempre será lembrado pela dedicação e pelo empenho com que exercia tanto a sua atividade empresarial " fazendo questão de dar atendimento personalizado aos clientes da sua loja " quanto no exercício dos vários cargos que ocupou e nunca deixou de valorizar.

De bem com a vida, gostava de caminhar e de cultivar os amigos com os quais cruzava em suas caminhadas " invariavelmente simpático e gentil. Sua morte repentina " não apresentava nenhuma enfermidade (apesar de ser um reconhecido fumante) " causou perplexidade, pois ocorreu justamente quando desfrutava de férias com a família em Bertioga, no litoral norte de São Paulo, comprovando assim, mais uma vez, a veracidade daquela velha assertiva popular: "para morrer, basta estar vivo". E vivo, acredito, esse Pedro Abraão Além Neto permanecerá na lembrança de quantos tiveram oportunidade de conhecê-lo.

Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto


alesp