Comissão de Atividades econômicas dedicou 2020 ao acompanhamento do impacto econômico causado pela pandemia

Nas reuniões foram debatidas as consequências nos setores do agronegócio e do turismo
14/01/2021 16:22 | Retrospectiva | Luiz Rheda - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

Comissão de Atividades Econômicas em reunião virtual (junho/2020)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2021/fg259864.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O impacto da pandemia do novo coronavírus na economia paulista foi acompanhado de perto pelos deputados da Comissão de Atividades Econômicas em 2020. Ao longo de cinco encontros, secretários estaduais prestaram contas sobre as ações adotadas durante a crise sanitária.

Na primeira reunião do ano, membros do colegiado receberam Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento, cujo setor não parou durante a quarentena no Estado por ser considerado um serviço essencial.

Na ocasião, foi discutido o recorde nas exportações entre os meses de abril e maio, quando teve início o período de isolamento social em São Paulo, totalizando quase US$ 11 bilhões (cerca de R$ 60 bilhões).

Monitoramento da Covid

O secretário apresentou ainda os programas desenvolvidos pela pasta para auxiliar os pequenos produtores rurais no momento de crise, como o Mais Gestão Mais Renda, gerido em parceria com instituições do agronegócio paulista.

Gustavo Junqueira seria ouvido novamente pelos parlamentares no mês de dezembro. Durante a segunda prestação de contas do ano, foram apresentados os projetos realizados durante a pandemia, como a criação de um comitê, responsável pelo monitoramento da Covid-19 e por garantir a continuidade dos serviços essenciais, e a reorganização na estrutura da secretaria.

Em 2020, o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz também prestou contas da sua gestão à Comissão de Atividades Econômicas em dois momentos.

Na primeira reunião, que aconteceu no mês de junho, o titular da pasta fez um balanço das ações adotadas nos primeiros meses do ano e debateu, com os deputados presentes, os desafios e as perspectivas para o turismo em São Paulo no pós-pandemia.

As alternativas para atrair mais visitantes para o Estado, como a criação de novos Municípios de Interesse Turísticos e as políticas públicas de fomento para o setor, como desoneração tributária e o estímulo para a circulação de pessoas no território paulista, também foram tema da reunião.

No final do ano, Lummertz voltou à Alesp para realizar uma nova prestação de contas, desta vez, do segundo semestre de 2020. Durante o encontro, o secretário apresentou os números do impacto da Covid-19 para o turismo, gerando perdas de postos de trabalho, e falou sobre o potencial de expansão do setor em 2021 e 2022.


alesp