Homenagem aos 90 anos da B'nai B'rith promove diálogo inter-religioso na Alesp

Ato solene em comemoração ao aniversário de entidade judaica reuniu diversos religiosos em discurso único de respeito à liberdade de crença
14/02/2023 15:09 | Evento | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Evento de homenagem a entidade judaica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295248.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de homenagem a entidade judaica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295250.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de homenagem a entidade judaica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295251.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de homenagem a entidade judaica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295252.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de homenagem a entidade judaica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295253.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de homenagem a entidade judaica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295254.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de homenagem a entidade judaica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295256.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de homenagem a entidade judaica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295257.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta segunda-feira (14), o ato solene de homenagem aos 90 anos da Associação Beneficente e Cultural B'nai B'rith do Brasil, entidade ligada à religião judaica. O momento foi uma manifestação de defesa do diálogo inter-religioso, do respeito à liberdade de crença e contrário a qualquer forma de intolerância.

"Respeito é fundamental para que as pessoas possam viver de forma harmoniosa. Por isso, o diálogo é imprescindível para que todos possam se conhecer melhor e, assim, respeitar e conviver em um ambiente honesto e de relacionamento", comentou Abraham Goldstein, presidente da entidade.

O encontro reuniu representantes de entidades ligadas a diversas religiões, como o Cheikh Hussam Al-Bustani, líder do islamismo e presidente do Centro Inter-Fé das Américas para Diálogo e Educação. "O diálogo é um dos princípios da religião islâmica. Então, estamos seguindo a orientação de Deus, porque esse contato aproxima, tira dificuldades e significa reconhecer o outro", afirmou.

Participaram também líderes do catolicismo, dos evangélicos, do budismo, do xamanismo, da Bahá'í, e das religiões de matriz africana. "Nós temos que desejar que nosso irmão seja exatamente como é. Ele não tem que ser igual a mim e eu tenho que aceitá-lo", definiu Mãe Cármem, representante do candomblé no encontro.

Realização

O ato foi promovido pela deputada Dra. Damaris Moura (PSDB). A parlamentar foi um dos membros fundadores da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB/SP) e liderou uma campanha contra o antissemitismo nas redes sociais.

"Estamos celebrando a existência da B'nai B'rith, que tem uma vocação extraordinária pela defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa e pelo combate à intolerância" disse a deputada. O ex-vereador de São Paulo, Gilberto Natalini, também participou.

A B'nai B'rith

A B'nai B'rith é uma entidade internacional, fundada em 1843 por judeus nos Estados Unidos. No Brasil, a associação foi criada em 1933 e, desde então, tem desenvolvido diversos projetos para a promoção de direitos e de deveres sociais por meio da educação. Em suas ações, sempre procura promover o diálogo inter-religioso para que haja uma união de esforços na busca pela paz e convivência mútua de todas pessoas, independentemente de seus credos e origens sociais.


alesp