Testes clínicos com fosfoetanolamina


14/07/2016 18:46 | Da assessoria do deputado Ricardo Madalena

Compartilhar:

Gilberto Chierice e Ricardo Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2016/fg192659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com todos os laudos exigidos pelo protocolo de pesquisa clínica da Anvisa entregues à Secretaria Estadual da Saúde, os testes com a fosfoetanolamina sintética (conhecida como pílula do câncer) em seres humanos podem começar em até 30 dias.

A informação foi repassada ao deputado Ricardo Madalena (PR), pelo médico Paulo Hoff, oncologista e diretor clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, instituição responsável pela coordenação do estudo.

Hoff explicou os motivos de a pesquisa não ter sido iniciada logo após a entrega, pelo laboratório PDT Pharma, do último relatório exigido. "O que falta são pequenos ajustes, em vista do material enviado. Os pacientes que vão participar da primeira parte do estudo já foram selecionados. São os que já fazem tratamento no SUS. Em breve, teremos respostas importantes com os testes", explicou o oncologista.

Ricardo reafirmou o compromisso de continuar lutando para que a pílula do câncer seja liberada para uso o mais rápido possível. "Espero que a pesquisa clínica comece ainda este mês porque quem tem câncer tem pressa", afirmou Ricardo.

Na primeira parte do estudo, a substância será ministrada durante dois meses a um grupo de 10 pacientes, para confirmar a não toxicidade da substância.

ricardomadalena@al.sp.gov.br

alesp