Médico da SBP defende vacinação contra Covid-19 em adolescentes

Estado de São Paulo vai iniciar campanha na faixa etária a partir de 23 de agosto
14/07/2021 15:45 | Entrevista | Da redação

Compartilhar:




O médico Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento de Imunizações da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), defendeu a vacinação contra a Covid-19 entre os adolescentes. Em entrevista ao Jornal da Rede Alesp nesta quarta-feira (14/7), o profissional falou sobre a escolha da vacina autorizada e também sobre os intervalos entre uma dose e outra.

Nesta semana, o governo do Estado anunciou que, a partir do dia 23 de agosto, jovens de 12 a 17 anos começarão a ser imunizados contra a doença. Na primeira etapa, de 23 de agosto a 5 de setembro, serão priorizados as grávidas e os adolescentes com comorbidades ou deficiência. Até final de setembro, todos os adolescentes terão a primeira dose.

"Para esse grupo etário, de 12 a 17 anos, a única vacina que tem licença em bula, aqui pela Anvisa, para que seja utilizada, é a Pfizer. É a única vacina que já demonstrou nos estudos que associou-se à possibilidade de induzir uma ótima resposta de anticorpos. Os adolescentes responderam de uma maneira muito vigorosa e produzindo anticorpos em níveis até mais altos que os adultos. Nesses grupos, a vacina apresentou um perfil de eficácia".

O médico ainda explicou o que motivou o Estado a não diminuir o intervalo entre a primeira e a segunda dose de alguns imunizantes. "A possibilidade de estender o intervalo leva em conta a possibilidade de alcançar uma proporção maior dos indivíduos com a primeira dose, principalmente, porque os dados de mundo real sugerem que com a primeira dose, aproximadamente 15 a 20 depois de ter recebido, já há uma consistente e elevada proteção para as formas graves da doença, hospitalizações e mortes. Esse é o objetivo do plano de vacinação".

A antecipação do calendário para os adultos, que devem receber a primeira dose até o dia 20 de agosto, é possível pela compra de 30 milhões de doses extras de vacina de acordo com medida aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo.


alesp