Confira o bate-papo com a deputada Isa Penna


14/08/2019 15:20 | Diga Deputada | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Isa Penna	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isa Penna	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isa Penna	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isa Penna	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isa Penna	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237158.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com a deputada Isa Penna.

Os últimos meses

Enquanto cidadã eu achava que ia encontrar uma Assembleia Legislativa dominada pelo agronegócio, pela bancada da bala e muito deslocada dos debates da sociedade. Infelizmente eu acho que a minha expectativa se confirmou em todos os sentidos, menos no sentido de a Alesp estar tão deslocada, já que tem sido bastante pautada pelos debates nacionais e de interesse popular. Mas eu estou otimista com o mandato, porque vejo o movimento feminista crescendo e uma geração de feministas se formando. Só me preocupo com a correlação institucional de forças, quando vejo o Bolsonaro e o Doria, a direita se 'endireitando' cada vez mais. Aquela história de governar para todos não está se confirmando. O Bolsonaro está mais fascista do que eu esperava.

Projetos, legado e futuro

Eu quero deixar um legado especial no tema da violência contra as mulheres, no sentido de que as mulheres se fortaleçam para entender a violência como um fenômeno social e não patológico. E quero trabalhar em políticas públicas que de fato protejam as mulheres e as ajudem a romper com o ciclo de violência. Quero ser uma deputada que vai estar na linha de frente da resistência, mas que também ajudou as mulheres a se compreenderem no panorama político.

Inspiração e referências

É meio clichê, mas sem dúvida as minhas grandes referências são o meu pai, militante, e a minha mãe, que é professora. Do ponto de vista de pensamento, posso citar a Rosa Luxemburgo, a Tithi Bhattacharya, a Cinzia Aruzza, feministas que me inspiram bastante.

alesp