São Paulo agora conta com política para cuidados paliativos


14/10/2020 19:36 | Agora é lei | Matheus Batista

Compartilhar:

imagem ilustrativa (fonte: Pixabay)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256143.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fim de proporcionar qualidade de vida para pessoas com doenças sem possibilidade de cura, a Política Estadual de Cuidados Paliativos, aprovada pelos parlamentares estaduais paulistas em 15/9, já está em vigor.

Apresentada pelo deputado Daniel Soares (DEM), a nova norma possibilita não só ao paciente terminal, mas também à família, um tratamento mais afetivo. "Cuidados paliativos não devem ser confundidos com práticas alternativas de tratamento, trata-se de medicina tradicional aplicada sob o ponto de vista holístico, isto é, em uma visão voltada não apenas para a doença, mas para o conjunto", explicou o autor.

De acordo com o texto da Lei 17.292/2020, a nova política se baseará no combate às práticas por vezes equivocadas de hospitais no trato com esses pacientes, no diagnóstico precoce e no alívio do sofrimento físico, psíquico e espiritual, estendendo-se, também, ao luto.

Para a deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), o respeito ao paciente deve ser mantido independentemente da circunstância. "O individuo com uma doença incurável também precisa viver com dignidade, ainda que lhe reste pouco ou maior tempo de vida, é necessário que todos os equipamentos, empreendimentos


alesp