Escolhidos os indicados ao Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos


14/11/2000 19:29

Compartilhar:


A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo, presidida pelo deputado Renato Simões (PT), escolheu na tarde de hoje, 14/11, em reunião extraordinária, os indicados ao 5.º Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, a ser entregue em sessão solene marcada para o dia 8/12, no plenário Juscelino Kubitschek do Parlamento paulista.

Dentre os 12 indicados a receber o Prêmio deste ano foram escolhidos a Irmã Maria Dolores Junqueira, que atua na Baixada Santista em defesa da dignidade humana e dos direitos da cidadania, na luta pela paz e contra a violência; e a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, entidade que há décadas luta contra a impunidade, denunciando policiais e militares torturadores e a conivência dos representantes do Estado com as instituições que promoveram os assassinatos de opositores da ditadura militar.

As demais entidades indicadas ao Prêmio Santo Dias eram o Grupo Primavera; a Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac); a Cidade dos Meninos; o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; o Núcleo de Estudos para a Paz; e o Movimento dos Sem-Terra (MST). Entre as pessoas indicadas estavam o Dr. Marcelo Álvaro Pereira; o Frei David Raimundo dos Santos; Waldemar Rossi; e a ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina.

Em comemoração aos cinco anos da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, a Casa promoverá uma exposição no Hall Monumental com todos os trabalhos da comissão.

alesp