Encontro discute melhorias para as linhas 11 e 12 da CPTM


14/11/2019 13:08 | Frente Parlamentar | Maurícia Figueira - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Jorge Do Carmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243946.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243947.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Senival Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243948.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Barreto e Marli dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243949.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243950.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243951.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Superlotação nos trens e estações das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, operação frequentemente em velocidade reduzida, falta de acessibilidade a cadeirantes e má conservação das estações são alguns dos itens da pauta da frente parlamentar lançada nesta quinta-feira (14/11), na Assembleia Legislativa.

A Frente Parlamentar pela Melhoria, Modernização e Segurança das Linhas 11 e 12 da CPTM foi uma iniciativa do deputado Jorge do Carmo (PT). "Essa frente parlamentar tem o objetivo de organizar um movimento com o secretário e com o governador para que possamos melhorar a acessibilidade, a infraestrutura, as condições para as pessoas que usam esse transporte", afirmou o deputado. O coordenador do grupo de trabalho pretende ainda organizar audiências públicas regionais para analisar os problemas que ocorrem ao longo das linhas, bem como conversar com a comunidade usuária dos trens.

Aida Miranda, dona de casa e usuária da CPTM, estava no evento e comentou alguns dos problemas enfrentados. "Uma das maiores dificuldades é a demora dos trens, além da superlotação. Pego o trem no horário de pico, nunca consegui ir sentada".

Um dos pontos destacados no lançamento da frente parlamentar foi a acessibilidade. O representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, José Sílvio Barreto, explicou que a distância entre a plataforma e os vagões dificulta o acesso dos cadeirantes. "Algumas estações não têm rampas ou elevadores", acrescentou Barreto.

A CPTM atende mais de três milhões de passageiros por dia em suas sete linhas. A linha 11-Coral liga a Estação da Luz a Mogi das Cruzes. A linha 12-Safira, o Brás a Poá.

Para formar uma frente parlamentar, são necessárias as assinaturas de no mínimo 20 deputados de um quinto dos partidos políticos da Alesp.

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do deputado Jorge do Carmo; o deputado Enio Tatto, o vereador Senival Moura; José Sílvio Barreto, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência; Marli dos Santos, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Silvana Souza Nascimento, do Conselho Estadual de Saúde " Segmento Pessoa com Deficiência. Renato Amaral, representante da CPTM, também estava no evento.

alesp