Alesp aprova proibição de cobrança de mensalidade em TAGs de pedágio


14/12/2018 14:54 | Projeto aprovado | Da Redação

Compartilhar:

FlickR<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228861.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma proposta aprovada nesta quinta-feira (13/12), em plenário na Assembleia Legislativa de São Paulo, proíbe a cobrança de taxas de adesão ou mensalidades pelo uso de TAGs " dispositivo eletrônico de identificação de veículos " para pagamentos de tarifas de pedágios das rodovias do Estado de São Paulo.

O deputado Ricardo Madalena (PR), autor da medida, afirmou que as inovações tecnológicas, a adequação da tecnologia das operações e os investimentos para a implantação do sistema eletrônico têm de ser arcados pelas concessionárias. "Isso está previsto no contrato de concessão", diz.

As concessionárias do Estado terão de aplicar gratuitamente TAGs, Sticker Tags (etiqueta adesiva de identificação) ou TIV (Transponder de Identificação Veicular, instalado nos para-brisas) nos veículos de seus clientes, para a utilização em Sistemas Automáticos de Arrecadação de Pedágios.

O Projeto de Lei 53/2017 segue agora para a avaliação do governador, que pode sancionar ou vetar o projeto.

alesp