Comissão de Educação e Cultura anuncia homenageados pela quinta edição do Prêmio Inezita Barroso

Os destaques da música caipira foram selecionados em votação do colegiado da Alesp
14/12/2021 16:15 | Comissão | Lucas Martins - Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

 Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurici <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo selecionou os grupos e personalidades da música caipira que serão homenageados com o Prêmio Inezita Barroso. A deliberação ocorreu em reunião virtual realizada nesta terça-feira (14/12).

A premiação foi criada através da Resolução 906/2016, de autoria do ex-deputado Marcos Martins, com o intuito de homenagear o gênero musical caipira raiz e outras formas de arte correlatas. Além disso, a honraria carrega o nome de Inezita Barroso, primeira mulher a gravar música caipira e responsável por sucessos como "Cabocla Tereza", "Colcha de Retalhos" e "Saudades do Matão".

A comissão selecionou 20 personalidades ou grupos entre 70 indicados por parlamentares ou pela sociedade civil, baseados em cinco critérios: trabalho prioritário com a música caipira raiz, fomento à música através de formação na área, trabalho coletivo para preservação da memória da música paulista, qualidade da produção e igualdade de gênero.

Entre os escolhidos, nove foram indicados por parlamentares. São eles: Rubinho Veio Curureiro de Tatuí, Grupos Raiz de Violas, Irmãs Jacó, Durval e Davi, Craveiro e Cravinho, Luiz Honório de Oliveira, Mariângela Zan, Orquestra Municipal de Viola Caipira do Mirante do Paranapanema e Orquestra de Violeiros Ouro na Serra.

Outros dez vencedores foram indicações da sociedade civil. Entre eles estão: Donizete dos Santos, Ademar Braga, Grupo Viola Raiz Sertaneja de Pirapozinho, Grupo Rancho Alegre Viola Caipira de Presidente Bernardes, Orquestra Filarmônica de Violas, Leyde e Laura, Tião Goiano e Paraguaçu, Ranulpho Faria, Juliana Andrade e João Miranda.

Por fim, a última selecionada, Orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha, foi indicada pela Secretaria da Cultura do próprio município.

A deputada Janaina Paschoal (PSL), parabenizou os indicados e lamentou não poder homenagear todos. "A gente fica chateado de não poder contemplar todos os indicados. Tenho certeza que merecem por esse trabalho inestimável pela cultura popular e pela música sertaneja", disse.

A cerimônia de premiação da quinta edição do Prêmio Inezita Barroso acontece no dia 11 de março de 2022, com início previsto para as 10h.

Estiveram presentes na reunião os deputados Daniel José (Novo), Dirceu Dalben (PL), Gilmaci Santos (Republicanos), Janaina Paschoal, Leci Brandão (PCdoB), Maurici (PT), Mauro Bragato (PSDB), Professora Bebel (PT), Professor Walter Vicioni (MDB) e Roberto Engler (PSB).


alesp