Central de Atendimento ao Surdo poderá ser criada no estado


15/02/2019 14:06 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira

Compartilhar:

Luiz Gonzaga Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Luiz Gonzaga Vieira protocolou na segunda-feira (11/2) o Projeto de Lei 20/2019, que garante às pessoas com deficiência auditiva melhores condições no atendimento em repartições públicas estaduais.

A proposta cria a Central de Atendimento ao Surdo (CAS), órgão que auxiliará pessoas com deficiência nas solicitações em outras repartições públicas. Para tal, um intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras) acompanhará o solicitante até a repartição onde será feito o atendimento.

"A CAS será importante, pois garantirá pleno atendimento aos surdos em repartições públicas estaduais. A dificuldade de comunicação é um problema que milhões de pessoas surdas enfrentam diariamente no atendimento público. Imaginem uma pessoa surda e com dor em uma recepção de hospital, sem meios de expressar o que está sentindo para a enfermeira ou o médico", disse.

O projeto prevê que a central tenha ao menos dois intérpretes permanentes. Os funcionários deverão ter cursos e treinamentos chancelados por associação de surdos.

"A Central de Atendimento ao Surdo será um verdadeiro divisor de águas no atendimento aos deficientes auditivos no Estado de São Paulo", completou.


alesp