As múltiplas dimensões do Antropoceno voltam a ser tema no ILP.

Nesta palestra, o professor Alex Peloggia abordou a interdisciplinaridade do conceito a partir da teoria das relações internacionais.
15/03/2021 17:35 | On-line | Rafael Ferreira de Sousa.

Compartilhar:

Conceito Antropoceno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-03-2021/fg262740.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prof.Alex Peloggia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/L-03-2021/fg262741.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista recebeu, mais uma vez, o professor Alex Peloggia, doutor em ciências, psicanalista e especialista em Política e Relações Internacionais, para dar continuidade a uma série de palestras que possuem o Antropoceno, tempo geológico caraterizado pela incidência da agência humana sobre o planeta Terra, como tema principal. O evento ocorreu na quinta-feira, dia 11 de março, por meio de uma live disponibilizada no canal oficial do ILP no YouTube. Desta vez, Peloggia enfocou a relação direta entre o sistema internacional e o Antropoceno, lançando mão dos escritos do pensador alemão Ekkehardt Krippendorf sobre a teoria das relações internacionais.

Krippendorf (1934-2018) foi um cientista político, filosofo e professor que ainda é relativamente pouco conhecido no Brasil. Seu pensamento, segundo o professor Peloggia, é uma peça importante para entender e refletir sobre o Antropoceno como correlato do sistema internacional capitalista no sistema-Terra, relação também referida como "Capitaloceno".

Para que fosse possível uma análise mais densa sobre o assunto, Peloggia pontuou os múltiplos significados do termo Antropoceno nas diferentes esferas do conhecimento, partindo de definições mais generalizadoras e básicas até definições mais especificas, de acordo com cada área de interesse. Estes diferentes conceitos encaminharam a palestra a uma questão central: "Quando começa o que hoje chamamos de Antropoceno?". O professor chega, então, ao Tratado de Vestfália como "registro estratigráfico político" marcante referenciando o início da nova época geológica.

A palestra foi mediada e introduzida pela analista legislativa do ILP, Paula Schneider, e pode ser assistida ou revista por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=ecwbaTNRTU0

alesp