Deputado Vinícius Camarinha é nomeado para o cargo de líder do governo na Alesp

Decisão foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial
15/04/2021 16:33 | Liderança | Karina Freitas - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Vinicius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264870.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Vinícius Camarinha (PSB) foi nomeado para o cargo de líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A confirmação foi enviada pelo governador João Doria ao presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), e publicada nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial.

"É uma honra ter recebido esse convite do governador João Doria para ser o líder do governo na Assembleia. Pretendo, junto com a Assembleia e com os deputados, construir um projeto de solução para as demandas e os problemas da nossa população. Essa relação é muito importante, o governador tem toda a disposição em dialogar e aperfeiçoar os projetos, em aprovarmos boas leis e mantermos essa boa relação entre o Executivo e Legislativo. Eu farei esse trabalho com muito afinco, muita dedicação e muito espírito público", disse.

Natural de Marília, região centro-oeste paulista, Vinícius Almeida Camarinha se formou em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília, a UNIVEM, e fez pós-graduação em Gerente das Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado, a FAAP.

Em 2002, Camarinha foi eleito deputado estadual com apenas 22 anos, sendo reeleito em 2007, quando presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Rodoviário e foi autor da investigação sobre a situação dos rios em São Paulo.

Ele também foi responsável pela criação da Lei 12.728/2007, que concede desconto nas inscrições de vestibulares e concursos públicos para desempregados e pessoas de baixa renda. De 2010 a 2012, ocupou a função de vice-líder do governo na Alesp.

Ainda em 2012, o parlamentar foi eleito prefeito de Marília e, posteriormente, nomeado Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Vinícius Camarinha retornou para a Assembleia Legislativa em 2018 e se tornou líder do PSB, posição agora ocupada pelo deputado Barros Munhoz.

No início de abril de 2021, também foram definidas as demais novas lideranças das bancadas da Casa. Os parlamentares escolhidos são responsáveis por intermediar os integrantes de seus partidos com os órgãos da Assembleia, além de indicar os componentes das comissões permanentes e parlamentares de inquérito e registrar o nome do candidato do partido para concorrer aos cargos da Mesa Diretora.

alesp