Plano de desenvolvimento de Campinas será encaminhado em 2020


15/08/2019 08:01 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafa Zimbaldi

Compartilhar:

Marco Vinholi e Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238112.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi afirmou que o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI)da Região Metropolitana de Campinas só deve passar por votação na Assembleia Legislativa no segundo semestre de 2020.

A declaração foi dada durante reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp, presidida pelo deputado Rafa Zimbaldi, realizada na quarta-feira (14/8). "O encontro teve como objetivo receber uma prestação de contas da pasta sobre tudo que foi feito no primeiro semestre do ano. Vinholi explicou que a pasta foi criada pelo atual governo, que aglutinou outras secretarias extintas e que tem como um dos principais desafios colocar em prática a votação de todos os PDUIs das regiões metropolitanas", contou Rafa.

O PDUI surgiu em 2015 por meio do Estatuto das Metrópoles (Lei Federal 13.089/2015) e é um instrumento legal de planejamento que estabelece as diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população nas regiões metropolitanas e também nos aglomerados urbanos.

O secretário revelou que o primeiro plano enviado à Alesp será da Região Metropolitana de São Paulo e que os demais seguem em elaboração e adiantou ainda que o governo estuda a possibilidade da contratação de empresas privadas para o desenvolvimento desses projetos.


alesp