Opinião - Mais um ano de pandemia, trabalho e realizações

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
15/12/2021 15:11 | Atividade Parlamentar | *Marcio Nakashima

Compartilhar:

Marcio Nakashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais um ano termina. Junto com ele, estamos encerrando o terceiro ano de mandato no qual conseguimos muitas realizações apesar das dificuldades impostas por quase dois anos de pandemia de Covid-19. Período de hospitalizações prolongadas e perda de entes queridos.

Eu mesmo tive enfrentamentos muito duros com a Covid neste ano. Fui contaminado pelo novo coronavírus no início do ano e apesar dos sintomas e do mal-estar próprios dessa doença consegui me recuperar. Minha mãezinha também ficou doente no mesmo período. Infelizmente ela teve complicações mais severas e a perdemos em abril.

A perda de mamãe e da forma como foi ainda precisa ser assimilada. Dói diariamente. Mas eu não estou sozinho nesse sentimento. Minha história se confunde com a de milhares de pessoas. Foram mais de 615 mil vidas perdidas desde o início da doença, sem contar com outros milhares de casos de pessoas contaminadas e que ainda se ressentem das sequelas - em alguns casos permanentes.

O abre e fecha do comércio, serviços e parte das indústrias, sem dúvida, evitou maior disseminação da doença e aumento exponencial de casos, trouxe instabilidades econômicas, insegurança de investidores, fuga de capitais e consequente desemprego, desespero, desalento e fome da população mais vulnerável.

A pandemia exigiu do nosso mandato ainda mais empenho. Além dos cuidados preventivos, de higiene pessoal e de observância aos cuidados nos segmentos que funcionavam, precisamos redobrar a vigilância sobre as compras governamentais, muitas emergenciais, portanto, sem necessidade de licitação.

Nesse sentido, apesar de nossas dores e embates pessoais, tivemos de atuar firmemente para conter o ímpeto corruptivo e corruptor instalado em nossa sociedade. Especialmente quando os dispositivos de controle estavam afrouxados para acelerar a chegada de insumos médicos e equipamentos aos hospitais da rede pública nas várias cidades do Estado.

Nesse sentido, o PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento) é muito importante por não ser apenas um grupo figurativo, mas totalmente combativo e atento aos acontecimentos. Foi assim no primeiro ano da pandemia, quando nasceu, e continuou bastante ativo neste 2021.

Nosso mandato não parou um só instante. Fizemos intervenção para priorizar vacinação a funcionários da Educação e da Saúde em todo o Estado. Destinamos verbas provenientes de emendas parlamentares em montante perto de R$ 10 milhões para obras de infraestrutura e pavimentação de ruas; enfrentamento à Covid-19; reforço no tratamento do câncer e os serviços de saúde em geral.

Por fim, travamos batalhas políticas importantes contra a cobrança de Taxa do Lixo em Guarulhos. Nessa frente, conseguimos reverter a situação e minar as intenções do prefeito Guti, ele ainda pode recorrer.

Não é possível mencionar nesse espaço todos as ações do nosso mandato, mas temos prestado conta do trabalho semanalmente em nossas redes sociais. É com essa energia e vontade que desejamos a você e sua família um abençoado Natal e um Ano Novo também guiado por Deus, repleto de paz, saúde e prosperidade! Que venha 2022!

*Márcio Nakashima, deputado estadual - PDT


alesp