Março Vermelho alerta sobre a saúde dos rins


16/03/2020 19:21 | Campanha | Arthur Souza

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: ingimage)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247890.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A campanha do Março Vermelho tem como objetivo conscientizar a população dos riscos do câncer renal. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de seis mil novos casos da doença são registrados todos os anos.

A nefrologista e diretora da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Andrea Pio, atua na prevenção do câncer de rins e outras doenças renais e conta quais são os indicadores para detectar a doença. "Sangue presente na urina, dores abdominais e na região das costas, dores crônicas, são sinais para procurar um médico".

Segundo a Andrea, pessoas com histórico de doença renal na família, hipertensos, pessoas com sobrepeso e principalmente fumantes, são considerados grupo de risco para desenvolver algum tipo de câncer nos rins. "O tabagismo (vício em fumar) aumenta de duas a três vezes o risco de desenvolver algum tipo de câncer renal. O cigarro possui toxinas cancerígenas que são absorvidas pelos pulmões e carregadas pela corrente sanguínea até os rins, sobrecarregando o sistema de filtragem."

Andrea ainda recomenda que as pessoas tenham hábitos mais saudáveis. "Incentivar medidas alimentares equilibradas que evitem pressão alta e peso acima da média, além de tomar dois ou três litros de água diariamente, reduzem as chances de se contrair algum tipo de doença renal, principalmente câncer", acrescenta.

Para mais informações acesse o site www.sbn.org.br

alesp