Diálogo, defesa da democracia, justiça social e respeito às diversidades são bandeiras dos parlamentares do MDB e Avante

Partidos têm cinco parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
16/07/2021 16:52 | Especial bancadas | Barbara Moreira e Karina Freitas - Foto: Acervo Alesp

Compartilhar:

Sessão extraordinária em dezembro de 2020<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270652.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Infográfico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270646.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Léo Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270651.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Walter Vicioni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270649.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Caruso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270650.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Campos Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270648.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roque Barbiere<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dentre os 94 parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 5 deles fazem parte dos partidos Avante e MDB. O Movimento Democrático Brasileiro é representado por três deputados. São eles: Professor Walter Vicioni, Jorge Caruso e Léo Oliveira. Já o Avante conta com Roque Barbiere e Campos Machado.

De acordo com o deputado Léo Oliveira, a democracia é um princípio básico defendido pelo MDB e foi o principal motivo para que se filiasse à sigla. "É um partido historicamente ligado na luta pela democracia, mesmo diante da ditadura militar. Portanto, como acredito piamente na democracia, essa ideologia sempre me agradou", disse.

O partido também afirma defender lutas e interesses dos mais necessitados, fortalecimento da autonomia cultural, da capacidade produtiva e comercial; e a defesa dos demais objetivos estratégicos do país.

Os três parlamentares emedebistas dizem fazer reuniões periódicas na Assembleia para debater as matérias que serão votadas e analisar as principais necessidades que as cidades paulistas, representadas por eles, têm naquele momento. "Assim traçamos as melhores estratégias para obtermos bons resultados junto ao Governo do Estado", afirmou Oliveira. Ele disse ainda que dentro do ideal de sua bancada, "a liberdade e a autonomia parlamentar são levadas muito a sério".

No Legislativo, o parlamentar conta buscar a conciliação com seus pares para que temas importantes para o Estado tenham efeito. "Sabemos das divergências ideológicas dentro do Parlamento e as respeitamos. Nosso objetivo diante disso é sempre alcançar o bom senso e o equilíbrio. Creio que alcançamos bons resultados junto a grande parte dos colegas deputados", ressalta.

Apesar de ter uma ampla atuação, a saúde pública é prioridade para Léo Oliveira. Além disso, o parlamentar tem um trabalho voltado à região de Ribeirão Preto e define como uma grande conquista recente a confirmação da implantação do Hospital Veterinário Público no município, que vai atender gratuitamente mais de 25 cidades.

Para ele, o Estado e seus representantes devem investir energia para a reconstrução de empregos e rendas, abalados pela pandemia, para "proporcionar uma retomada forte e segura aos paulistas". Já a médio e longo prazo, Oliveira defende o fortalecimento da educação pública.

Uma das formas das bancadas atuarem dentro do Legislativo é por meio das comissões parlamentares. Esses órgãos podem ser permanentes, com o objetivo de analisar toda matéria que tramita na Assembleia de acordo com seus temas, ou temporários, que possuem finalidades específicas e tempo de funcionamento.

Léo Oliveira representa a bancada na Comissão de Transportes e Comunicações. Jorge Caruso, por sua vez, é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, além de ser membro efetivo nas comissões de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários; e Fiscalização e Controle.

Professor Walter Vicioni é presidente da Comissão de Atividades Econômicas e faz parte das de Administração Pública e Relações do Trabalho; Assuntos Desportivos; Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Saúde; e Relações Internacionais.

Avante

Fundado em 1989 como Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), o Avante é representado por dois parlamentares no Legislativo paulista, os deputados Campos Machado e Roque Barbiere.

De acordo com o estatuto do partido, o Avante defende os direitos humanos, o trabalhismo, o nacionalismo, o solidarismo cristão, a cooperação entre os povos, a justiça social, a sustentabilidade, o respeito às diversidades, dentre outros princípios.

Uma das áreas representadas pelos parlamentares da sigla na Assembleia é a da saúde. Campos Machado é autor de diversos projetos voltados ao segmento. Uma das propostas do parlamentar que está em tramitação é o Projeto de Lei 194/2021, que institui o "Programa Pró-Leitos" no Estado de São Paulo.

O texto da medida diz que, enquanto durar a emergência de saúde pública, em decorrência da pandemia da Covid-19, o programa funcionará com a finalidade de incentivar pessoas físicas e jurídicas a utilizarem recursos próprios para a contratação de leitos clínicos e de terapia intensiva da rede particular de saúde para hospitais públicos e instituições integradas ao Sistema Único de Saúde.

O projeto foi distribuído às comissões de Constituição, Justiça e Redação; Saúde; e Finanças, Orçamento e Planejamento.

Machado ainda compõe o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e é suplente na Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários.

Já Roque Barbiere tem propostas ligadas à classificação de interesse turístico de vários municípios paulistas e à denominação de rodovias regionais. O parlamentar é suplente no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.


alesp