Projeto de lei de deputado põe fim ao prazo de validade de laudo de autismo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/12/2021 14:07 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Murilo Felix<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280457.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Murilo Felix (Podemos) protocolou, nesta quarta-feira (15/12), um projeto de lei que considera indeterminado o prazo de validade do Laudo Pericial Médico que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Se avançar, a nova regra valerá para todo o Estado de São Paulo. A proposta surgiu de um grupo de mães de Limeira, que relataram dificuldades burocráticas decorrentes da regra atual.

"Familiares me relataram a incoerência da regra vigente, pois não há cura para TEA. Portanto, o laudo não poderia ter validade definida, acarretando inúmeros problemas burocráticos na rotina das famílias, que já enfrentam os mais diversos tipos de desafios decorrentes da doença e a dificuldade de acesso aos serviços públicos", explica o parlamentar.

O assunto veio à tona há uma semana, durante encontro que Murilo promoveu em Limeira para discussão de ações que viabilizem a inserção de pessoas portadoras de TEA no mercado de trabalho.

Na justificativa do projeto, o deputado cita quem, de acordo com inúmeros estudos e pesquisas científicas, sabe-que não existe cura para o TEA, pois trata-se de uma síndrome comportamental que apresenta vários graus de complexidade. Frequentemente, pessoas portadoras são submetidas a laudos periciais para diversas finalidades e isto gera também muitos desgastes emocionais, tanto para os pacientes quanto para os seus cuidadores.

"Pretende-se, com a aprovação desta proposição, simplificar e atenuar o excesso de burocracia constatado nos procedimentos para a emissão de um laudo pericial médico que ateste o Transtorno do Espectro Autista - TEA", comenta o deputado.

Murilo também é autor de outros projetos de lei que visam a inclusão, entre eles a definição de normas para a inserção de pessoas com TEA no mercado de trabalho e a emissão de carteirinha em todo o Estado de São Paulo. Além disso, a primeira emenda foi destinada a ampliação de atendimentos em Limeira.


alesp