Opinião - Pela oncologia infantil

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
17/02/2021 16:55 | Atividade Parlamentar | Vinicius Camarinha*

Compartilhar:

Vinicius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260863.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

João e Maria. Ela, trabalhadora no comércio. Ele, operário da construção civil. Ambos, moradores de uma pequena cidade do interior de São Paulo. Pai e mãe de Gabriel, um menino de três anos de idade vítima de um câncer. João e Maria, como todos nós que somos mães e pais, movimentaram o mundo em busca de tratamento para o seu filho logo que a leucemia, o chamado câncer do sangue, foi diagnosticado.

João e Maria saíram de sua cidade em direção à capital em busca de tratamento. Com o diagnóstico precoce e o tratamento de imediato, Gabriel hoje é um adolescente e leva uma vida quase normal. Está prestes a ingressar em uma universidade. Sonha em ser médico e trabalhar com oncologia.

Essa história de Gabriel, Maria e João me estimulou a apresentar o projeto de lei " aprovado semana passada pela Assembleia Legislativa, determinando que crianças em tratamento oncológico terão prioridade absoluta em seu atendimento com ações e serviços a serem apoiados pelos recursos captados por meio do PRO-ONCOLOGIA INFANTIL. Recursos que virão da Loteria Paulista, a partir da definição do Supremo Tribunal Federal que autorizou os governos a utilizarem essas fontes de financiamento para políticas específicas.

O câncer é a segunda maior causa de óbitos entre crianças e adolescentes. Isso porque, nesta fase da vida, o câncer tende a ser mais agressivo e a se desenvolver de forma mais rápida. Contudo, os órgãos nessas faixas de idade trabalham melhor, o que aumenta significativamente a chance de cura.

Por isso, o nosso projeto busca ampliar a rede de atendimento à essas enfermidades. Potencializando as chances de salvarmos vidas. A ideia é implantar no mínimo uma unidade de saúde especializada em tratamento de oncologia infantil em cada Diretoria Regional de Saúde do Estado de São Paulo.

O projeto estabelece, também, que exames e cirurgias deverão ser iniciadas no prazo máximo de 5 dias, após requisição médica, proporcionando ao acompanhante da criança, toda estrutura necessária para hospedagem e alimentação.

Com a aprovação desse projeto realizei um sonho. Me realizei como homem público. Porque implementada essa política de atendimento integral à oncologia infantil, milhares de vidas de crianças e adolescentes serão salvas, crianças e adolescentes que seguirão em busca de seus sonhos, assim como está fazendo o futuro médico Gabriel.

* Vinicius Camarinha é advogado, foi prefeito de Marília e é deputado estadual no Estado de São Paulo.


alesp