Em tempos de quarentena o Dia da Terra propõe reflexões


17/04/2020 19:51 | Comemoração | Maurícia Figueira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: ingimage)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248458.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um dia de reflexão. Um dia de pensar e agir pela sustentabilidade do planeta. Um dia para incentivar ações individuais e coletivas para proteger a raça humana e a natureza. Essa é a ideia principal do Dia Internacional da Terra, comemorado anualmente no dia 22/4.

A comemoração da data começou há 50 anos. Em 1970, pessoas saíram às ruas no dia 22 de abril para defender a implantação de uma agenda ambiental nos Estados Unidos após um grande vazamento de óleo. Em 2009, a data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas. Durante esses anos, foram realizados eventos, palestras e ações de conscientização com a participação da sociedade, entidades públicas e privadas. Em 2020, com grande parte da população mundial em quarentena, a data não terá grandes eventos.

Diversas reportagens têm mostrado como o meio ambiente tem reagido ao isolamento social imposto pelo coronavírus. Indicadores da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) mostram que a qualidade do ar no estado está muito melhor durante a quarentena. Imagens de satélite indicaram uma redução drástica na poluição da China. Imagens circulando na Internet mostraram os canais de Veneza limpos. Isso não quer dizer que pandemias sejam boas para a natureza, mas abre uma reflexão sobre como podemos ocupar o planeta sem destruí-lo.

Projetos relacionados ao meio ambiente na Alesp

Os deputados estaduais apresentaram diversos projetos relacionados ao meio ambiente. Veja alguns:

- Projeto de Lei 878/2017, de autoria do deputado Carlos Cezar (PSB), que institui o Dia Estadual da Consciência Verde. "A conscientização sobre a preservação do meio ambiente deve ser inserida na sociedade ao ponto e ser transformada em sinônimo de cidadania", justificou o parlamentar. A proposta pretende implementar eventos de educação ambiental em escolas, empresas, universidades e repartições públicas, podendo ser desenvolvidas por órgãos do estado e instituições ligadas ao meio ambiente.

- Projeto de Lei 158/2017, de autoria do deputado Caio França (PSB), que institui a política estadual de coleta e reciclagem de óleos de origem vegetal e animal de uso culinário. A proposta pretende diminuir os impactos ambientais pela disseminação de gordura em rios e nascentes do estado. "Visamos ampliar a discussão sobre os aspectos de tratamento e reciclagem destes materiais", justificou.

- Projeto de Resolução 3/2020 tem o intuito de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o grau de poluição dos rios do estado. "Falar em meio ambiente, sustentabilidade e preservação é cuidar do nosso futuro", comentou o deputado Adalberto Freitas (PSL), um dos autores da proposta.

Medidas adotadas no Palácio 9 de Julho

A Assembleia Legislativa participa do Programa de Uso Racional da Água (Pura), da Sabesp. A sede da Alesp possui torneiras com fechamento automático e vasos sanitários que gastam seis litros por descarga, o que auxilia no uso consciente da água.

No interior do prédio também são utilizadas lixeiras devidamente identificadas para o descarte de lixo reciclável e orgânico. Na iluminação, a Alesp utiliza lâmpadas de LED, que economizam até 80% da energia usada pelas incandescentes.


alesp