Implantação de Ame cirúrgico em Amparo


17/07/2019 10:10 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

AME em Amparo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237026.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid reiterou ao governo a importância da implantação de unidade cirúrgica no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de Amparo. Responsável pela implantação deste serviço público no município, o parlamentar lembrou que atualmente as cirurgias de médio e grande porte são realizadas na unidade do AME em Santa Bárbara d´Oeste (Região Metropolitana de Campinas) 96,7 quilômetros distante.

Inaugurado há dois anos, o serviço público tornou-se referência em atendimento ambulatorial gratuito a nove municípios da microrregião " além de Amparo, município-sede. Na época, o investimento total foi de R$ 3,5 milhões para a compra de equipamentos e mobiliários. "Este AME possui mais de 40 especialidades médicas e não médicas, além de exames e cirurgias de menor complexidade", disse.

O parlamentar destacou que, apesar dos investimentos o AME não está equipado para a realização de cirurgias de médio e grande porte. Nestes casos, os pacientes são encaminhados à unidade barbarense. "Muitos não possuem recursos para o deslocamento, o que aumenta as despesas das prefeituras", completou.

O AME de Amparo é uma unidade de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferece consultas, exames e, em alguns casos, pequenas cirurgias, proporcionando rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. O modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado e desde 2015 a Secretaria da Saúde tem investido a fim de transformar suas unidades em AME Mais, ambulatórios que possuem um centro cirúrgico e hospital dia.


alesp