Agosto Laranja chama a atenção para os sintomas e tratamento da Esclerose Múltipla


17/08/2020 18:57 | Campanha | Luiz Rheda

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252816.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao longo do oitavo mês do ano, a campanha Agosto Laranja tem buscado dar mais visibilidade à prevenção da Esclerose Múltipla e aos sintomas provados pela doença. Nesse período, propostas aprovadas pela Assembleia Legislativa de São Paulo nos últimos anos são destaque no apoio à causa.

Em São Paulo, entre os dias 24 e 30 de agosto, também é comemorada a Semana Estadual de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Criada em 2016, após a aprovação da Lei 16.277, a iniciativa surgiu com o objetivo reforçar a importância que o tratamento adequado pode ter na qualidade de vida do paciente.

Em mais uma demonstração de cuidado e preocupação com a saúde dos paulistas, a Alesp criou, no ano passado, o Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla. A data, instituída pela Lei 17.106, é comemorada no penúltimo dia de agosto.

Apesar de sua causa ainda ser desconhecida pela ciência, a Esclerose Múltipla é uma doença em que o sistema imunológico ataca os nervos, o que interrompe a comunicação entre o cérebro e o corpo.

Embora algumas pessoas não apresentem sintomas, nos casos tidos como graves e crônicos a Esclerose se manifesta por meio do comprometimento da coordenação motora, perda de visão, dores no corpo e fadiga.

Também é possível sentir formigamentos pelo corpo, sofrer depressão, espasmos musculares, desequilíbrio físico, incontinência urinária e dificuldades cognitivas. Além disso, alguns fatores como insuficiência de vitamina D, obesidade, infecções virais e tabagismo podem contribuir para o agravamento dos sintomas.

Nessas situações, praticar exercícios físicos regularmente, fazer fisioterapia e usar os medicamentos indicados, como anti-inflamatórios e corticoides, podem contribuir no combate aos sintomas e também retardar a progressão da doença.

alesp