Ações contra a depressão nas escolas Estaduais


17/09/2019 08:09 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da bancada do PSL

Compartilhar:

Douglas Garcia no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Douglas Garcia apresentou na Alesp uma proposta para que sejam incluídas no projeto pedagógico das escolas públicas medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, automutilação e suicídio.

O projeto foi inspirado na política nacional de prevenção da automutilação e do suicídio do Governo Federal e em um Projeto de Lei da deputada estadual de Pernambuco, Clarissa Tércio.

Segundo Douglas, estudos apontam para a incidência crescente e preocupante de depressão em todas as faixas etárias, que -assustadoramente- vem apresentando uma curva especialmente ascendente entre os jovens.

A depressão é uma doença silenciosa, com graves desdobramentos e pode levar ao suicídio. Estima-se que 12 milhões de brasileiros padeçam de algum tipo de depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) a aponta como a segunda causa de morte entre jovens dos 15 aos 29 anos. Há, ainda, os transtornos relacionados à depressão e ansiedade, que chegam a atingir 15% dessa população.

O tratamento deve ser feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos e acompanhamento terapêutico, conforme cada caso, além do fundamental apoio familiar.

Douglas Garcia apresentou o projeto para que o real enfrentamento da depressão, em todos os seus graus, aconteça, também, nas escolas. Entre as ações propostas estão palestras e debates, bem como a distribuição de cartilhas de orientação.


alesp