Opinião - 30 anos de atuação em prol da saúde!


17/12/2018 14:32 | Atividade Parlamentar | Welson Gasparini

Compartilhar:


Compromissos de última hora impediram-me, na tarde do último dia 7/12, de atender ao gentil convite da professora doutora Margaret de Castro, diretora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e do professor doutor Ricardo de Carvalho Cavali (diretor executivo da " Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo " Faepa/USP), para acompanhar o lançamento dos livros "Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto " USP " primeiras décadas" e "Faepa " 30 anos de solidez e excelência na área de atenção à saúde". Fiz-me representado, entretanto, pelo meu assessor de imprensa, o jornalista Jarbas Cunha, que foi portador de um exemplar do livro em que há o relato pormenorizado das atividades desenvolvidas em favor da saúde " o qual li com muita atenção.

Criada em 31 de agosto de 1988, a Faepa nasceu como uma entidade de caráter privado, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira. A finalidade inicial era atuar em parceria nos processos de gerenciamento do Hospital das Clínicas (HCFMRP/USP). Ao longo desses 30 anos de intenso trabalho, a conquista de expertise da entidade naturalmente a conduziu à assinatura de convênios com o governo do estado para a gestão de outros três hospitais: o Hospital Estadual de Ribeirão Preto (HERibeirão), o Centro de Referência de Saúde da Mulher de Ribeirão Preto " Mater (CRSMRP-Mater) e o Hospital Estadual Américo Brasiliense (Heab). A fundação também tornou-se responsável pelo gerenciamento do Centro de Convenções de Ribeirão Preto (CCRP).

Além disso, desde o início da década de 1990, a Faepa administra a Clínica Civil do HCFMRP-USP, criando condições para pacientes dispostos a custear as despesas médicas terem acesso ao corpo clínico especializado atuante na instituição. O superávit financeiro gerado nessa clínica " eis outro aspecto relevante " é destinado a ações de atenção à saúde promovidas pelo HCFMRP/USP.   

Para realizar todo esse trabalho, a Faepa tem um conselho de curadores e de administração, uma diretoria e um conselho consultivo, do qual participam lideranças da própria comunidade ribeirão-pretana e regional. A diretoria, órgão de administração executiva da fundação, é composta por um diretor executivo e um diretor científico. Desde janeiro de 2017, respondem pelos respectivos cargos os professores doutores Ricardo de Carvalho Cavalli e Valdair Francisco Muglia. Na estrutura operacional, ela conta ainda com aproximadamente 80 funcionários responsáveis pelas áreas de compras, contabilidade, recursos humanos, financeiro, informática, engenharia, assessoria jurídica e secretaria.

Além das ações na atenção à saúde de nível terciário, preponderante no âmbito do HCFMRP/USP, e na de nível secundário, nos três hospitais estaduais, a Faepa, em convênio com a USP, por meio da FMRP e da prefeitura, atua na atenção primária em Núcleos de Saúde da Família, contemplando ações de 10 equipes na região de abrangência do Distrito de Saúde Oeste de Ribeirão Preto. Ressalta-se, ainda, a importância das atividades na formação de médicos residentes no Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade, o primeiro do Estado de São Paulo

dessa natureza.

Enfim, são 30 anos de uma atuação voltada, desde o primeiro instante, para o fundamental na vida de qualquer pessoa: a saúde.

Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto


alesp