Dia Estadual da Distonia esclarecerá aspectos da doença


18/04/2019 16:00 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcio Nakashima

Compartilhar:

Marcio Nakashima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232898.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Márcio Nakashima (PDT) apresentou o Projeto de Lei 324/2019, que institui o Dia Estadual da Distonia - uma doença neurológica grave, que provoca movimentos involuntários em algumas partes do corpo.

A proposta é instituir o dia 6 de maio como data para realizar campanhas com ações educativas de conscientização da doença, suas causas, sintomas e formas de tratamento. Nessa data foi criada a Associação Brasileira dos Portadores de Distonias, em 1992.

"Por se tratar de uma doença rara e pouco conhecida, muitas vezes até confundida com trejeitos nervosos, o diagnóstico é subestimado e, quando feito tardiamente, pode causar outros problemas ainda mais graves", explicou Márcio Nakashima.

No Brasil, a distonia afeta cerca de 65 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde. O maestro João Carlos Martins, que possui uma forma de distonia nas mãos, é o caso mais conhecido.

A vendedora Nilde Soares tem 48 anos e há seis descobriu que sofre de distonia cervical idiopática. Para chegar até esse diagnóstico foram mais de dois anos passando por hospitais, e dezenas de consultas com profissionais de várias especialidades. "Passei com sete neurologistas", contou.

alesp