Opinião - Um hospital regional para atender o Vale Histórico


18/04/2019 15:58 | Opinião | Deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:


O Vale do Paraíba tem dois hospitais regionais, São José dos Campos e Taubaté, e em breve contará com o de Caraguatatuba para atender cerca de dois milhões e meio de pessoas das 39 cidades. Juntos, os dois existentes somam 412 leitos e cerca de 1,5 mil cirurgias por mês. É para esses centros de saúde que os municípios encaminham pacientes para tratamentos, consultas, procedimentos cirúrgicos e exames.

Mais um hospital regional, na cidade de Cruzeiro, representará aumento de leitos e atendimentos em geral. Além disso, será referência para as 17 cidades do Vale Histórico, que estão distantes das unidades de São José dos Campos e de Taubaté.

Uma pessoa com câncer, residente em Bananal, por exemplo, tem de viajar cerca de três horas para fazer um tratamento. Isso é certo? E muitas vezes são as prefeituras que arcam com os custos do transporte. Se for uma situação de emergência, que precise de atendimento imediato, infelizmente o desfecho poderá não ser dos melhores.

No dia 13/4, nos reunimos para iniciar uma frente de trabalho e os relatos que ouvi dos prefeitos foram preocupantes. Eles não conseguem atender a demanda e dependem de São José dos Campos e de Taubaté. Envolveremos todas as esferas de governo e atuaremos em defesa dessa causa. A frente está formada.

Um novo hospital regional, que deverá ser construído em Cruzeiro, significará duas conquistas: desafogar os dois hospitais regionais e garantir à população do Vale Histórico atendimento médico mais próximo. Assim podemos dizer que vamos, sim, salvar vidas.

Leticia Aguiar é deputada pelo PSL

alesp