Repúdio a discriminação de crianças em shopping


18/04/2019 14:30 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232893.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia apresentou moção de repúdio ao episódio de discriminação envolvendo um grupo de estudantes de escolas rurais de Guaratinguetá no Shopping JK, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo, no dia 18/4.

O documento 17/2019 registra manifestação contra a administração do shopping que, representada por uma funcionária, barrou a excursão de 120 alunos das escolas Professora Francisca Almeida Caloi e Ana Fausta de Moraes à exposição "Mickey 90 anos", organizada pela ONG Orientavida.

O grupo era composto por crianças de seis a 10 anos, premiadas com a viagem por bom desempenho escolar, que chegaram a São Paulo perto da hora do almoço e estavam na praça de alimentação para comer quando foram abordadas pela funcionária. Primeiro, ela alegou que o espaço era para "pessoas da elite", que os estudantes estavam fora desse padrão e que, além disso, eles não tinham condições de pagar por uma refeição ali.

"Repudiamos todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, e o que aconteceu com essas crianças foi um ato de racismo e discriminação social com alunos e alunas da área rural, em sua maioria negros e negras. Esse documento reafirma nosso compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, contra as manifestações de preconceito", falou a deputada Márcia Lia.

alesp