Desperdício de remédio na Furp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
18/09/2020 15:58 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Major Mecca

Compartilhar:

Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Fundação Para o Remédio Popular é referencia nacional na produção de medicamentos, sendo alguns deles produzidos apenas na Furp. A Fundação atende mais de 550 municípios no Estado de São Paulo. Fundada no final da década de 60 a Furp começou a funcionar em 74 e desde então é responsável pela produção de 25 bilhões de medicamentos, alguns deles são: antibióticos, antirretrovirais, anti-hipertensivos, dermatológicos, imunossupressores, tuberculose, entre outros.

O Programa Dose Certa que distribui medicamentos de maneira gratuita desde 1995 tem como o seu principal parceiro a Furp. A Fundação conta com duas fábricas: Guarulhos e Américo Brasiliense, porém essa segunda encontra-se fechada há um ano, mesmo contendo equipamentos modernos e que custaram milhões para os cofres públicos.

A Furp sofre hoje um processo de desmonte pelo governo estadual, tendo o seu quadro de funcionários diminuído ano após ano, prédios esvaziados, programas de estágio encerrados.

Major Mecca esteve na Furp para mais uma de suas fiscalizações e deparou-se com medicamentos vencidos. "O desprezo por parte do governador na Furp é evidente, uma fábrica com esse potencial e funcionários tão dedicados e talentosos era para estar funcionando a todo vapor. No deposito tem milhões de medicamentos vencidos na fila da incineração, quantas vidas esses remédios salvariam?".


alesp