Ato solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebra o Dia do Samurai

Evento foi organizado pelo deputado Coronel Nishikawa na sexta-feira
18/10/2021 11:25 | Homenagem | Natalia Belo - Foto: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Comemoração ao Dia do Samurai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Nishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Ishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Maurício Sakura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Comemoração ao Dia do Samurai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Comemoração ao Dia do Samurai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração ao Dia do Samurai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Comemoração ao Dia do Samurai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Comemoração ao Dia do Samurai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Nishikawa e Renato Ishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276227.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Nishikawa e Renato Ishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração ao Dia do Samurai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração ao Dia do Samurai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276230.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração ao Dia do Samurai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276231.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene realizado na sexta-feira (15/10) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebrou o Dia do Samurai. O evento, promovido pelo deputado Coronel Nishikawa (PSL), contou com a presença de representantes do Instituto Niten e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

O Dia do Samurai foi instituído pela Lei 17.328/2021, de autoria do parlamentar que organizou o ato solene. A data é devido ao aniversário do sensei Jorge Kishikawa, que introduziu no Brasil o Kobudô, isto é, as tradições guerreiras dos samurais. Jorge não pode comparecer no evento devido a pandemia do coronavírus.

No início da solenidade, foi passado um vídeo, elaborado pela equipe do deputado Coronel Nishikawa, que mostrava informações sobre o Dia do Samurai e seu significado. "Eram pessoas que dedicavam suas vidas ao serviço com dignidade, honra e seriedade, guerreiros sempre prontos a defenderem seu país, sua vila e sua família".

O deputado Coronel Nishikawa falou o motivo da realização do ato solene. "O Dia do Samurai, instituído pela Lei 17.328/2021, que criamos com muito prazer, para que houvesse na data de hoje, a outorga da comemoração da tradição samurai, desenvolvida através do Instituto Niten, em reconhecimento ao empenho em prol da difusão da tradição samurai no Estado de São Paulo e no Brasil, e esse evento significa uma grande conquista para nós bem como para o Instituto Niten", disse.

Representando o Instituto Niten, o coordenador Maurício Sakura falou sobre os valores da cultura japonesa. "O Sensei Jorge Kishikawa resgatou e ensinou valores do Japão e samurais, como a cultura da coragem, honra, lealdade e busca da sabedoria, valores estes que poderão ser úteis para a evolução do ser humano, auxiliando a enfrentar esse momento difícil em que vivemos. Essa homenagem não é somente para o Sensei Jorge Kishikawa e o Instituto Niten, é para toda a comunidade japonesa em nosso país", disse.

Durante o ato solene, foi entregue os diplomas de honra alusivos ao Dia do Samurai. Foram entregues as outorgas a 20 homenageados, entre eles o deputado Castello Branco (PSL). Em vídeo de agradecimento, ele falou que a arte do samurai faz parte da sua vida, da sua formação como militar e que até hoje se baseia nos seus princípios da honra, lealdade, justiça, coragem, força, complacência e sabedoria.

O presidente da Bunkyo, Renato Ishikawa, falou em nome de todos os agraciados. "Temos como missão no Bunkyo divulgar aqui no Brasil a cultura japonesa e divulgar a cultura brasileira no Japão. O ensinamento que trago em toda minha vida é o bushido, que tem importantes características como lealdade, humildade e respeito", disse.

Encerrando a solenidade, o deputado Coronel Nishikawa falou que "muitos não dão valor, mas a cultura japonesa é importante, e nós vamos seguir difundindo, principalmente através de associações como o Bunkyo".


alesp