Parlamentares da Alesp sugerem reabertura de prontos-socorros em hospitais da rede estadual

Parlamentar afirmou que as unidades dos hospitais de Pedreira e do Grajaú estão com atendimento fechado desde o início do ano
18/10/2021 20:21 | Visita | Guga Mendonça e Karina Freitas - Foto: José Teixeira

Compartilhar:

Parlamentares visitam hospitais gerais do Grajaú e de Pedreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares visitam hospitais gerais do Grajaú e de Pedreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares visitam hospitais gerais do Grajaú e de Pedreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276302.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares visitam hospitais gerais do Grajaú e de Pedreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276303.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares visitam hospitais gerais do Grajaú e de Pedreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276304.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares visitam hospitais gerais do Grajaú e de Pedreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276305.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo visitaram, nesta segunda-feira (18/10), os hospitais estaduais do Grajaú e de Pedreira, na zona sul da Capital.

Os parlamentares realizaram uma vistoria solicitada pelo deputado Enio Tatto (PT) por meio de um requerimento aprovado na comissão, para fiscalizar e debater a reabertura dos prontos-socorros do Hospital Geral do Grajaú e do Hospital Geral de Pedreira, que estão fechados ao atendimento primário desde o começo do ano.

"As UBSs não conseguem dar conta da demanda dos atendimentos, portanto, a procura por pronto-socorro é maior que a capacidade de atendimento e a população tem como referência esses prontos-socorros, que foram fechados", disse o integrante do colegiado deputado José Américo (PT).

Já para o deputado Enio Tatto, "esses hospitais têm capacidade orçamentária para estar com pronto-socorro aberto e melhor atender a população". "Nós conhecemos a dificuldade da área da saúde, principalmente a tabela SUS. Das emendas do meu mandato, 94% são para essa área e, como membro da comissão, tenho obrigação de ver o que está acontecendo. Não se pode relaxar quando a questão é saúde da população" declarou o deputado Coronel Nishikawa (PSL).

Também estiveram presentes na diligência os deputados Maurici e Dr. Jorge do Carmo, ambos do PT.

Em resposta ao requerimento do deputado Enio Tatto, a Secretaria de Estado da Saúde enviou um ofício à Alesp. No documento, a pasta afirmou que "não houve fechamento dos prontos-socorros dos hospitais gerais do Itaim Paulista, Itapecerica da Serra, Grajaú e Pedreira", e que "os atendimentos às urgências e emergências (pronto-socorro) permanecem, porém de forma referenciada pela Rede de Assistência Regional, por meio da regulação de urgências e emergências".

Ainda foi dito no texto que os casos de baixa complexidade (cores azul e verde da classificação de urgência) são direcionados para atendimento em unidades de saúde adequadas, permitindo que o hospital cumpra sua função de prover assistência de qualidade aos quadros mais críticos.

Também na ocasião, os parlamentares ouviram dirigentes dos hospitais e lideranças comunitárias da saúde e os convidaram para uma audiência pública, que será realizada na Alesp, na próxima quarta-feira, 20 de outubro, às 14h, com presença de autoridades estaduais da Saúde.


alesp