Curso ensina voluntários a trabalhar como capelães


18/11/2019 12:01 | Seminário | Maurícia Figueira - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Elizabeth Ferraz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Curso de Imersão em Capelania <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Curso de Imersão em Capelania <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244028.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Levar uma palavra de conforto em momentos vulneráveis é a missão dos capelães. Para isso, eles conversam e orientam pessoas em lugares como hospitais, penitenciárias e escolas. A Alesp sediou nesta segunda-feira (18/11) um curso de imersão em capelania, cujo objetivo é capacitar e aperfeiçoar voluntários na prestação desse trabalho. O curso foi ministrado pela Ordem dos Capelães do Brasil.

Entre os participantes do curso, estava Helena dos Santos Oliveira. Helena já exerce a função de capelã há mais de dez anos e fez o curso para poder exercer a função em outros ambientes, como presídios. "Ainda não fiz o curso prisional, quero aprender algo mais para poder aplicar lá fora, na prática", comentou Helena. Todas as quartas-feiras ela visita os pacientes internados no Hospital São Paulo, na capital paulista, para rezar com eles.

"O curso abrange o atendimento nos hospitais, penitenciárias, faculdades. Ensina os capelães a conversar com pessoas depressivas, suicidas, drogados", falou o capelão Robson de Paula, diretor regional de São Paulo da Ordem dos Capelães do Brasil, que também destacou a orientação dada aos alunos em universidades a não entrar no mundo das drogas.

No Estado de São Paulo, a Lei n. 13.751, de 2009, instituiu o Dia do Capelão, comemorado anualmente em 30 de novembro. A lei foi iniciativa do ex-deputado Waldir Agnello.

alesp