Exposição fotográfica traz reflexão sobre afrodescendentes


18/11/2019 14:21 | Arte na Alesp | Maurícia Figueira - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição 'Eu quero, eu posso!'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243967.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Eu quero, eu posso!'	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243968.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Eu quero, eu posso!'	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243969.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Eu quero, eu posso!'	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243970.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fotografias de pessoas negras, juntamente com relatos de suas histórias, estão em exposição na mostra "Eu quero, eu posso", em cartaz na Assembleia Legislativa até o dia 22 de novembro. A mostra faz parte do Novembro Negro, mês em que se comemora a Consciência Negra.

Segundo a fotógrafa e curadora da exposição, Katia Reis, a mostra "busca atingir um entendimento das virtudes e talentos dos homens negros". Ela ressaltou ainda que "as pessoas fotografadas são cidadãos comuns que vivem no Estado de São Paulo". Ao todo são dez retratos de afrodescendentes.

A exposição traz reflexões, como as frases: "Julguem-nos pelo caráter e não pela aparência" e "O respeito e reconhecimento de um profissional devem ir além da sua raça", juntamente com as fotografias.

Além de fotógrafa, Katia Reis é atriz e artista de circo. A exposição conta com o apoio da deputada Monica da Bancada Ativista (PSOL).

Consciência negra

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou pelo fim da escravidão no País e foi morto em 1695. A data é feriado na cidade de São Paulo desde 2004.

Por todo o país estão sendo realizadas atividades comemorativas ao mês da consciência negra com o intuito de refletir a respeito da situação dos negros no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), os negros são 54% da população brasileira e representam 75% entre os 10% mais pobres.

No Estado de São Paulo, novembro foi instituído como o Mês da Consciência Negra pela Lei 5.680, de 1987. O projeto de lei foi de autoria do ex-deputado Fernando Morais.



Serviço:

Exposição: "Eu quero, eu posso"

Data: de 11/11 a 22/11

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Local: Galeria do 1º andar

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 " Ibirapuera

Informações: (11) 3886-6610

alesp