Regionalização de políticas públicas


18/12/2018 12:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Reunião da Aglomeração Urbana de Franca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Franca (AUF), realizada na segunda-feira (17/12) na Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif), discutiu a regionalização de políticas públicas de dois temas importantes: a gestão de resíduos sólidos e a recuperação de dependentes químicos.

No caso dos resíduos sólidos, o protocolo de intenções prevê a realização de um plano regional que garanta solução para o problema pelos próximos 20 anos. As medidas a serem estabelecidas contarão com o aval de órgãos como o Ministério Público e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e devem prever, entre outras, aterros regionais compartilhados e a regularização de locais de armazenamento já existentes.

O Programa Recomeço, voltado à recuperação de dependentes químicos e já em prática em outras partes do estado, foi outro tema avaliado. O protocolo de intenções proposto aos municípios prevê a adesão das prefeituras às ações do programa.

"Como órgão regional integrado, a Aglomeração Urbana ampliará aos poucos a abordagem dos desafios que hoje são tratados individualmente, por cada cidade. É um importante passo no sentido de somar os esforços e promover medidas mais inteligentes e eficientes", disse o deputado Roberto Engler, que foi o principal articulador da criação da AUF.


alesp