Transporte para transplantes de órgãos poderá ser feito em aeronaves do estado


19/02/2019 12:45 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dr. Itamar

Compartilhar:

Dr. Itamar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230281.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Dr. Itamar apresentou à Alesp o Projeto de Lei 26/2019, que autoriza o governo estadual a disponibilizar, com prioridade, aviões e helicópteros oficiais e da Polícia Militar para o transporte de equipes de captação de órgãos humanos para transplantes a serem realizados em hospitais no território do estado.

Ele argumentou que "muitos pacientes que aguardam na fila por um transplante de órgãos acabam falecendo devido à falta de doadores, pela gravidade do caso, ou, infelizmente, pela falta de transporte eficiente e rápido de órgãos".

O parlamentar explicou que a distância entre as cidades onde geralmente estão o doador e o receptor dificulta o transporte terrestre dos órgãos, e nem todos os lugares têm aeroportos ou voos disponíveis na hora em que são necessários. "Quanto maior o tempo entre a remoção do órgão do doador e sua chegada ao receptor, maior o tempo de isquemia do material, o que muitas vezes acarreta a impossibilidade do transplante e a perda do paciente" " disse o deputado.

Em pronunciamento na tribuna, o deputado disse que muitas vezes não é possível contar com o apoio dos aviões da Força Aérea Brasileira nessas operações. "As aeronaves do estado poderiam suplementar esse apoio e contribuir para salvar muitas vidas, sem comprometer suas finalidades de uso."


alesp