Comissão de Ciência e Tecnologia visita o IPT


19/02/2020 16:33 | Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação | Mauricia Figueira - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247095.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jefferson de Oliveira Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247091.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247092.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247093.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247094.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247089.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, deputado Sergio Victor (NOVO), visitou na manhã desta quarta-feira (19/2) o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na USP, para conhecer o projeto IPT Open Experience.

A visita começou com uma palestra dada pelo diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, que explicou o programa IPT Open: "Temos laboratórios de última geração no IPT. O governo pensou em como disponibilizar toda essa estrutura para a sociedade, para que as pessoas possam utilizar esses recursos todos, que são públicos. Assim surgiu a ideia do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI). Decidimos começar essa estrutura dentro do IPT, que já tem esses laboratórios".

O IPT Open busca disponibilizar o campus da instituição para que empresas utilizem seus laboratórios e instalem seus centros de pesquisa e desenvolvimento no IPT.

"Vamos abrir espaço para que empresas nascentes possam também usar esses laboratórios para desenvolver hard tech, que é diferente do software, do digital. Você precisa de equipamentos, de laboratório, de saber", continuou Jefferson Gomes.

O deputado Sergio Victor considera importante entender como o Poder Público se relaciona com a iniciativa privada, com o terceiro setor e com a sociedade civil organizada. "Vimos como isso está se dando, os desafios jurídicos. Esse é o primeiro modelo que está sendo realizado no Brasil, com certeza vai haver muitos desafios. Temos de aprender, como legisladores. O mais importante é fazermos leis que não atrapalhem o desenvolvimento, que deem segurança jurídica para quem está atuando e para não barrar novas tecnologias, novas soluções".

Após a palestra, houve uma visita às instalações dos laboratórios do Instituto.

IPT

O IPT é um dos maiores institutos de pesquisa no país. Foi criado em 1899 e atualmente é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. É um centro de tecnologia multidisciplinar que atua nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, serviços tecnológicos e educação em tecnologia.

Jefferson Gomes comentou que o IPT acompanhou praticamente toda a história da construção do Estado de São Paulo. "Todo o urbanismo das cidades, toda a construção e adequação de uma população em habitats, o IPT tem um papel importantíssimo. Análise de obras, de construções de viadutos, estradas, pontes, o mundo do concreto, o IPT é muito ativo. As pessoas vão para esses habitats entre árvores, concreto, tijolo, estrada e saneamento. O IPT tem a função de tentar trazer para as cidades o bem-estar social dentro da engenharia".

alesp