Dia Mundial da Água alerta para a importância desse recurso natural


19/03/2021 18:25 | Celebração | Beatriz Ferreira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: ingimage)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg263259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de preservação do recurso para garantir a sobrevivência de todos os ecossistemas do mundo. A cada ano é escolhido um tema para reflexão. Este ano, o tema escolhido foi: Valorizar a Água.

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a saúde dos seres vivos de todo o planeta.

Para os seres humanos, a ingestão de água potável é capaz de prevenir doenças, além de trazer diversos benefícios como regular a temperatura corporal, facilitar a digestão de refeições, auxiliar na absorção de nutrientes presentes nos alimentos e na eliminação de substâncias tóxicas do corpo, principalmente através da urina entre outros.

Na Alesp, tramita uma iniciativa que pode estimular o consumo de água por meio da conscientização sobre a importância do hábito de beber água regularmente e da facilitação do consumo através da Campanha Água Mais Vida, que prevê a instalação de pontos com bebedouros e filtros pelo Estado, além da divulgação sobre os benefícios do consumo regular de água por meio da afixação de cartazes para incentivar o hábito.

O autor do Projeto de Lei 1.332/2019, deputado Bruno Ganem (PODE), considera importante incentivar a ingestão de água para manutenção da saúde."Quem consome água regularmente facilita ao corpo um melhor funcionamento, prevenindo uma série de problemas de saúde. Isso porque a água tem um papel regulador de muitas funções do organismo, de modo que a quantidade de água que consumimos influencia diretamente a qualidade de vida".


alesp