Na Semana Estadual da Doação de Leite Humano, Alesp reforça medidas que estimulam a iniciativa

Campanha se inicia nesta quinta-feira, dia 19, e vai até a próxima quarta-feira, dia 25
19/05/2022 16:00 | Semana Estadual da Doação de Leite Humano | Marcos Ramos

Compartilhar:

Semana Estadual da Doação de Leite Humano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebra mais uma vez a Semana Estadual da Doação de Leite Humano, que é comemorada entre os dias 19 e 25 de maio anualmente desde 2017, reforçando a iniciativa de lactantes doarem leite para contribuir com a amamentação de diversos bebês e crianças sem fonte de nutrição.

Instituída pela Lei 16.284/2016, a semana comemorativa busca refletir, agilizar, celebrar e realizar campanhas de conscientização, sensibilização e publicidade da causa.

No ano passado, a deputada estadual Marina Helou indicou ao ex-governador do Estado de São Paulo, João Doria, por meio da Indicação 4842/2021, a obrigatoriedade de exames sorológicos para a seleção, triagem e controle de doadores de leite humano.

"O leite materno é o melhor alimento que as crianças podem ter pro seu desenvolvimento. É uma tecnologia incrível que a partir dos nutrientes que as crianças precisam, disponibiliza para elas. Existe muita falta de conhecimento e pouco apoio para as mulheres, de fato, amamentarem. Então, é muito importante que falemos da importância do aleitamento materno, da amamentação, mas que também haja estímulo às mulheres, que podem, para doar leite. Sabemos que existem vários casos de crianças que não conseguem ter acesso ao leite materno e que doar o leite garante que elas tenham acesso a esse alimento tão fundamental para o seu desenvolvimento. Apoiamos diversos bancos de leite para o Estado, destinamos várias emendas para garantir que todas as crianças tenham direito a esse alimento essencial no seu desenvolvimento", disse a parlamentar.

Segundo dados de 2020 do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, houve um aumento de mais de 12 vezes da prevalência de amamentação entre crianças menores de quatro meses, em relação a 1986, de 4,7% para 60%. Já entre os menores de seis meses, aumentou de 2,9% para 45,7%, nesses 34 anos, o que significa que aumentou de cerca de 1,2% ao ano.

Além disso, a doação de leite humano traz diversos benefícios à saúde da mulher e de outras pessoas lactantes, como a diminuição de chances de desenvolver câncer de mama.

Para doar leite, só ir ao banco de coleta de leite humano mais próximo ou ligar no Disque Saúde 136.

alesp