12 mil vagas em aberto para agente escolar


19/09/2019 07:12 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi ao microfone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240109.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O concurso de 2018 para o cargo de agente de organização escolar está em fase de convocação. Mas, mesmo com o provimento dos 1.495 cargos previstos em edital, a rede ainda terá 12.416 vagas em aberto, conforme dados de maio de 2018, divulgados como exigência legal para a realização do concurso de remoção.

Esse é o principal argumento para a ampliação do número de convocações, um pleito que reuniu em 13/9, na Alesp, candidatos aprovados, agentes em exercício e mães de alunos.

Carlos Giannazi, organizador do encontro, relatou que entre as 5 mil escolas estaduais, é praticamente impossível encontrar uma única com o módulo completo, principalmente no quadro de apoio. "O Estado, em vez de fazer concurso, passou vários anos jogando para as APMs a responsabilidade de contratar trabalhadores para a função", explicou.

"É um absurdo uma escola com 1.200 alunos começar o semestre sem um agente de organização", protestou uma mãe de aluno da EE Paulo Rossi, que considera fundamental a atuação desses profissionais para a segurança dos estudantes.

Os agentes de organização escolar presentes na audiência, que ingressaram no cargo em 2015, relataram que, também na época, as convocações em maior número só aconteceram após uma audiência organizada por Giannazi que pretende ampliar o movimento e realizar uma manifestação em frente à Secretaria da Educação. "A pressão popular dá resultados", afirmou.


alesp