Tratamento de radioterapia em Jacareí e Taubaté deve chegar em 2020


19/09/2019 08:18 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado André do Prado

Compartilhar:

André do Prado na reunião da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240116.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Governo do Estado aguarda receber do Ministério da Saúde dois aceleradores lineares de partículas para destinar ao Vale do Paraíba e instalar uma unidade no Hospital São Francisco, em Jacareí, e outra unidade em Taubaté. Essa foi a resposta do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, ao deputado André do Prado durante sua visita à Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa.

A previsão é de que um dos equipamentos seja disponibilizado aos hospitais em março e outro em junho de 2020.

Para o deputado André do Prado, o tratamento de radioterapia na região é uma necessidade urgente. "Os moradores do Vale Histórico precisam se deslocar até Guarulhos, cidade da Grande São Paulo, para fazer o procedimento. É um longo percurso. É fundamental que o Estado disponibilize o atendimento em cidades mais próximas", comentou.

O parlamentar argumentou que as cidades do Vale Histórico não têm um local de referência para o atendimento dos pacientes em tratamento de radioterapia. "Fiz questão de questionar o secretário sobre esta situação porque é uma reivindicação antiga da população dessa região. Fico muito satisfeito em saber que o Governo do Estado está trabalhando para instalar os aparelhos em Jacareí e em Taubaté. Tenho certeza de que isso contribuirá na qualidade do tratamento dos pacientes", concluiu.


alesp