Conscientização da Síndrome Pós-pólio é tema de campanha nesta semana


19/10/2020 18:48 | Saúde | Luiz Rheda

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: pixabay)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256329.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Até o próximo dia 24, os paulistas poderão participar de reuniões e palestras voltadas à divulgação de informações sobre o distúrbio neurológico que se desenvolve em pessoas que tiveram a poliomielite. Essas atividades fazem parte da Semana de Conscientização da Síndrome Pós-pólio, criada pela Assembleia Legislativa no mês de setembro.

Segundo a Lei 17.291/2020, as ações poderão ser feitas por profissionais de saúde e entidades ligadas à enfermidade e devem ter como objetivo dar visibilidade à síndrome, contribuir para a conscientização das pessoas sobre a importância da vacina, difundir as consequências da doença na vida dos pacientes e promover a humanização dos atendimentos nos serviços de saúde.

Para o deputado Adalberto Freitas (PSL), autor da proposta de criação da campanha, o tratamento adequado pode contribuir para a melhora na qualidade de vida das pessoas. "É de extrema importância aumentar a disseminação de informações porque o vírus da poliomielite causa uma desordem neurológica enorme", explicou.

A Síndrome Pós-pólio é uma desordem do sistema nervoso que se apresenta por meio de fraqueza muscular e dores nos músculos e nas articulações, o que resulta na diminuição da capacidade funcional. Os sintomas, no geral, estão relacionados a um novo dano nos neurônios motores que foram afetados pela poliomielite ou nos neurônios não atingidos pela doença, mas que estão próximos aos neurônios afetados.

Atualmente, não existe um tratamento específico para a doença. No entanto, a prática de exercícios físicos regulares e o acompanhamento nutricional podem aliviar os sintomas, da mesma forma que o uso de medicamentos também pode ajudar a melhorar o bem-estar dos portadores.

alesp