Ato Solene em Homenagem aos 100 anos do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho


19/11/2019 20:28 | Atividade parlamentar | Da assessoria do deputado Paulo Fiorilo

Compartilhar:


O deputado Paulo Fiorilo idealizou um Ato Solene em Homenagem aos 100 Anos de Fundação do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC). O evento será no dia 21/11, às 9h, no Auditório Teotonio Vilela, e contará com a presença do presidente do Instituto, Antonio Martins Da Silva Neto.

O ICAVC foi a primeira instituição brasileira destinada ao estudo e tratamento do câncer, idealizada em 1920 pelo doutor Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho que impressionou-se com o flagelo do câncer e iniciou um movimento a fim de arrecadar fundos para a criação de uma entidade que tratasse da doença.

Em 1929 abriu suas portas, em terreno cedido pela Santa Casa de São Paulo, onde funciona até hoje. Desde então, não deixou mais de prestar este essencial serviço para a comunidade.

Sem fins lucrativos e atendendo atualmente 100% SUS, o ICAVC é dedicado ao ensino, pesquisa e à assistência à saúde no combate ao câncer, tendo por objetivo: promover o diagnóstico, a prevenção, a detecção e o tratamento do câncer; incentivar investigações científica relativos aos problemas de câncer e dos agentes empregados no seu tratamento.

Em consequência do seu excelente trabalho desenvolvido junto à comunidade, foi reconhecido como Utilidade Pública pelo Decreto Federal nº 1.146, de 13 de outubro de 1936, pelo Decreto Estadual nº 10.794, de 9 de maio de 2000, e pelo Decreto Municipal nº 7.995, de 25 de fevereiro de 1969.

Membro também da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer - ABIFICC, o Instituto de Câncer Dr. Arnaldo é reconhecido com Entidade Beneficente de Assistência à Saúde do CEBAS, portaria 1379 de 31/09/18.


alesp