Escolas cívico-militares em Santos e Campinas


19/11/2019 10:01 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244088.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Confirmado: o deputado Tenente Coimbra (PSL) traz as primeiras escolas cívico-militares para o Estado, que serão instaladas nas cidades de Santos e Campinas. A adesão acontece após intenso trabalho do deputado para fomentar o interesse das cidades paulistas em solicitar o modelo ao MEC. Até uma visita ao ministro Abraham Weintraub, Coimbra realizou para assegurar que São Paulo não ficasse de fora dos estados que optaram por receber esse formato de ensino.

Há cerca de um mês, os municípios puderam solicitar a sua inclusão no Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, do governo federal. "Eu e minha equipe nos esforçamos muito para esclarecer as dúvidas das prefeituras, informar sobre os procedimentos e apresentar o projeto, que vai trazer maior qualidade na educação pública e mais segurança para as escolas e seus arredores", pontuou Coimbra. Em relação ao endereço físico das escolas, a decisão caberá à prefeitura.

Nesse modelo, a qualidade do ensino é comprovada em altas notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Enquanto nas escolas tradicionais, a média é de 4,94, nos colégios militares o índice chega a 6,99. Além disso, das vinte melhores escolas públicas do país, quatro são militares.

Segundo o MEC, o programa inicia a partir do início do ano letivo de 2020, com a implantação de projetos-piloto em algumas escolas públicas pelas Unidades Federativas.

alesp